sábado, 7 de maio de 2011

O retorno.

Depois de poucas postagens e uma pausa de alguns meses, aqui estou eu com a idéia de voltar a escrever. De vez em quando, mas voltar. hehe

Primeiramente, é importante dizer que aceitei a extensão de 4 meses de bolsa. Depois de muitas dúvidas, creio que foi uma boa decisão.
Voltei ao Brasil no fim de fevereiro para a festa de formatura da minha sala. Participei, mas não colei, pois só posso fazer isso após a entrega do TCC, claro. Fiquei chateada de não poder participar também da colação de grau, pois era a minha turma ali. Mas como eu ouvi de uma pessoa aí.. minha turma, a partir do momento que eu vim, deixou de ser aquela, e se tornou o mundo.
E voltei também com alguns colegas dizendo: Mas o que vc vai fazer la? Para que vc vai voltar? Por acaso ainda tem algo pra você fazer lá hem, hem, hem?

Bom, com certeza não vim comprar tortillas para levar pro Brasil. Vim fazer o mesmo que no 1o semestre que estive aqui. Estudar, conhecer, viajar, "culturar".

Mas, como eu iria ficar por só 6 meses aqui, tive que voltar ao Brasil pra renovar o visto.
E Jesus, Maria, José, por que não o faz desde a Espanha?

Explico isso também. Meu visto era de 6 meses. Quando você vai tirar seu visto, pode tirar pra até 90 dias , que seria o visto de turista, ou seja, não precisa de todos os trâmites, somente dos documentos exigidos pra entrar no país como turista, como passaporte válido, local onde irá se hospedar, seguro saúde, comprovação de que possui renda pra ficar aqui durante sua viagem,  os bilhetes de ida e volta - pra mostrar que você não tentará ficar aqui ilegalmente, entre outros mais básicos.

Há também a opção para mais de 90 dias, e ATÉ 180 dias. Que foi o meu caso. Como eu ficaria 179 dias, meu visto era pra esse tempo somente, e estava tudo certo. Em uma outra postagem, falarei sobre a documentação necessária.

E há também a opção de visto para mais de 180 dias. Esse último funciona da seguinte maneira, Você pede seu visto para 7 meses, por exemplo. Você pegará ele com validade de 3 meses. E você tem esses 3 meses para chegar na Espanha, e legalizar seu visto. E com isso, você pega o seu NIE - Número de Identificación de Extranjeros, que seria a sua permissão para morar aqui por mais de 6 meses. E esse NIE então te permite morar aqui por 1 ano. Depois, é preciso fazer a renovação, mas isso são outros 500.

Enfim, explicando isso resumidamente, a questão é o meu visto de 6 meses. A maioria dos Erasmus de Madrid vieram com seus vistos para mais de 180 dias, mesmo os que teriam suas bolsas por só 6 meses, pois ficariam algo como 184 dias.
E quando chegaram, todos esses tiveram que ir à Extranjeria pegar o seu NIE, e eu não pois o meu estava certo. E no fim, como resolvi ficar mais 4 meses, achei que seria só ir à extranjeria e requerer o meu NIE. Mas, como meu visto era o de ATÉ 180 dias, descobri quase em cima da hora que isso era impossível. Não havia maneiras de fazer isso por aqui - segundo a coordenadora do meu curso aqui, a própria extranjeria e o consulado brasileiro, pois só era possível tirar o visto no Consulado Espanhol no Brasil. Ou seja, como eu não tinha o NIE, eu não tinha como renovar, e sim pedir um novo visto. (não sei se deu pra entender, mas foi isso que eu entendi - apesar de que eu acho que poderia ser diferente, e fazer a renovação para os de 6 meses hehehe.)

E lá fui eu, com mais viagens a São Paulo para resolver esse trâmite. Meu visto agora dura até setembro, mas meu programa acaba em junho. Meu seguro saúde foi renovado corretamente devido a isso, e dos outros que iriam ficar como eu por 6 meses, não. Não sei o porque, mas creio que foi porque meu visto expirou e eles foram obrigados a fazer todo o processo de novo comigo, tudo direitinho.

Além de novo visto, pude matar um pouco das saudades do Brasil, comer churrasco com mandioca, usar roupas curtas pro calor, ver meus amigos, meu namorado, minha família, e assim voltar com um novo gás. :)

Hasta luego!

Um comentário: