sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Andaluzia - Córdoba

No fim de semana passado tivemos um feriado no dia 12/12, terça-feira para comemorar o dia da Hispanidade. Arrumei a mochila correndo e fui pegar o ônibus pra Barcelona na noite de sexta-feira,08/12. Mas, como eu e meus companheiros de piso somos sempre organizados, deixamos pra comprar na hora a passagem. Afinal, a gente sempre consegue comprar na hora. Porém, acho que muita gente teve a mesma idéia de ir pra Barcelona e todos os ônibus (que saem de meia em meia hora) estavam lotados até o outro dia às 19! Ou seja, chegaríamos no domingo de manhã. E 2,5 dias parece pouco pra Barcelona. Então, compramos passagem pro 1o ônibus que tinha vaga. Ele ia pra Córdoba dentro de 1 hora.

Chegamos em Córdoba às 6 da manhã, e ficamos andando sem rumo, sem mapa, sem hostel e sem saber absolutamente nada do que tinha lá. Pedindo informação, mandaram a gente ir pra praça onde tinha o centro de informações. Mas chegando lá lembramos que estamos na Espanha e era sábado. Ou seja, nunca estaria aberto. Tomamos um 'desayuno' bom e barato, que mostro na foto ao lado. Eram duas tostadas grandes, com todas essas pastas  (de jamon, chorizo e sei la mais o que) e um café com leite. Bom e barato, a 2,30 euros.
Pegamos um táxi e pedimos pra nos deixar em qualquer hostel..Ele nos levou a um muito bom, perto dos pontos turísticos e com desayuno/café-da-manhã! Isso tudo por 21 euros...carinho em relação aos outros em que estivemos. Mas ele era lindo, e a gente tinha um quarto com banheiro só pra gente..ou seja, quase um hotel!

Com esse desayuno, decidimos que teríamos que conhecer as comidas dessa região. Comemos tudo que era típico. O salmorejo, que é essa pasta aí ao lado que vai tomate, azeite, alho, pão picado, sal e vinagre. Pedimos ele com jamón e só vieram essas migalhas aí. O pessoal aqui come como sopa, ou acompanhado de pão; Muito forte. Eu usaria só como molho de salada, e olhe lá!
E logo na outra foto, uma torta recheada de maçã e sidra. Não me encantou muito também.Além desses que eu tenho foto, é típico de Córdoba o Flamenquin para o almoço, que é como um enrolado de salsicha, mas é enrolado num pedação de jamón.





A Andaluzia teve uma grande influência cultural dos árabes, e um dos pontos principais para ir em Córdoba era a Mesquita . A edificação demorou 200 anos pra ser construída, sendo que no centro da mesquita, há um altar católico que parece fazer parte de uma catedral, e não da própria mesquita. Lendo um pouco, descobri que isso se deve à reconquista de Córdoba pelos cristãos em 1236 e, ao invés de destruirem a mesquita para construir uma igreja, mantiveram a construção árabe e enfiaram o altar católico no meio da dela.  Grande, bonita e cheia de turistas.




Altar católico no meio da mesquita.


Outro ponto a visitar, era o Alcazar dos Reis Católicos, local construído para servir de hospedaria aos reis que passavam por Córdoba, e por onde Fernando e Isabel governavam Castilha por alguns anos. Queria eu ter um jardim desses em todo lugar que eu me hospedasse. Mas mesmo com chuva, era lindo e tiramos fotos quando não havia turistas porque acho que eles tinham medo da chuva, ou algo assim, porque assim que parou de chover, os jardins lotaram.O único ponto negativo de visitar esses lugares, é a "poluição" de turistas nas fotos. Mas é por isso mesmo que se chama ponto 'turístico'.




Córdoba tem também uma Ponte Romana que está sempre lotada de turistas, bem próxima a Mesquita. Ficamos com preguiça de caminhar até o outro lado, porque tinha muita gente, estava chovendo e do outro lado não havia muita coisa.



..Mas valeu a pena entrar pelas ruazinhas estreitas...as casinhas são uma graça, e a maioria tem vasos de flores pendurados na fachada...Há alguns lugares a mais por visitar nessa cidade, mas esses são os principais, e assim resumo Córdoba na minha cabeça. Se você gostou dela, espere pra ver as outras cidades andaluzes que eu visitei!


Um comentário:

  1. Humm agora com coments..q bom! To adorando o blog..e to morrendo de inveja..parece q ta mto massa ai! quero ir te visitar..so me falta-me o dinheiro..hehe. Adorei o apto, grandao e bonito..normalmente o povo viaja e mora em cada cubiculo..super bom hein (fikei com mais vontade de visitar..hehe) bjuuuuu Carol vilela

    ResponderExcluir