sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Compartindo piso.

Ao chegar em Madrid no dia 27 de agosto, tive a sorte de ter algumas pessoas me esperando no aeroporto. Era o Nando, Amanda, e Siguinho. Nando é um amigo do meu pai, e fez muita diferença pra mim durante todo esse tempo que estou por aqui. Ele mora aqui há 9 anos, com sua esposa Josy, e sua filha Amanda. Josy e Nando conversam em português dentro de casa, mas Amanda praticamente só fala o espanhol por estar aqui desde os 4 anos. E Siguinho, é um sobrinho paulista do Nando que está morando aqui há 10 meses.
Na casa deles, eles cozinham comida espanhola e brasileira, o que me fez conhecer várias comidas típicas logo nos 1os dias. Fiquei morando com eles até o dia 16/09, quando mudei para o meu apartamento atual. Nando ofereceu para que eu ficasse na casa dele quando chegasse até encontrar um teto fixo pois assim poderia procurar com calma, e não alugar qualquer coisa pela internet antes de vir, me deixando livre pra buscar piso o tempo que fosse necessário.

Como qualquer bom ouvinte sabe, a Espanha está em crise, junto a outros países europeus, sendo que a taxa de desemprego está em 20%! Antes, eu até achava que não veria muitos pedintes pela rua, mas o pessoal está tentando ganhar a vida de qualquer jeito. Quando se passeia pela Plaza Mayor, é comum encontrar pessoas vestidas de personagens de desenho animado vendendo um simples balão, ou até mesmo fazendo bolhas de sabão gigantes para descolar uma moeda, como o cara aí do lado.

Devido a essa tal crise na Espanha, ouvi que seria fácil alugar um apartamento, e que eles estariam desesperados para me alugar um lugar pra morar. PERO/mas não foi bem assim. Passei 20 dias em busca de piso (apartamento), sem muito resultado. Nos pontos de ônibus próximos a universidade está sempre lotado de papéis anunciando aluguel. Eu chegava a pegar 5 anúncios por dia, e quando ligava, ou já estava alugado, ou era longe, ou muito caro, ou o principal...não alugava só por 6 meses. Era desanimador.
E aqui, é preciso pagar uma "fianza". Ou seja, você aluga o piso por 600 euros, e no 1o mês tem que dar o aluguel + a fianza, que pode ser o equivalente a 1 mês de aluguel, ou quantos meses o proprietário pedir. No fim, antes de você sair do imóvel, ele confere se está tudo certo, e devolve a tal fianza. Josy me disse que muitas vezes eles não devolvem, alegando que você quebrou o chuveiro - e com isso ficam com seus 600 euros por um chuveiro. Malandrinhos, n?

Mas, em um dia de quase desistência,  um papel que estava colado na faculdade oferecia um preço bom, mas era em Casa de Campo, um pouco distante do campus. Eu, Cezar e Fernanda -2 moradores de Belém - marcamos um horário e fomos analisá-lo. Quando vimos, parecia que estávamos em um lugar muito distante e cheio de mato, e como não encontrávamos a rua ( eu n entendia o nome da rua hehehe) estavamos quase desistindo, quando o proprietário resolveu buscar a gente de carro.
Gente, o apê era um luxo! Um luxo perto do que havíamos visto em Madrid, com elevadores que cabiam 1,5 pessoa, fogões caindo aos pedaços, e principalmente, cheiro de coisa velha.

Por ser meio distante, fizemos o caminho de metrô até a universidade, e em 25 minutos estávamos lá. Ou seja, muito bom! O campus da universidade é um pouco distante do centro, e onde nosso apê está localizado, estamos próximo ao campus e ao centro da cidade. E o melhor, se chama Casa de Campo porque está cercado de campo! É lin-do! Saio de casa, e tenho um parque gigantesco do outro lado da rua com um paisagismo que eu só via antes nos livros de arquitetura!

Posso dizer que estou bem instalada, compartindo piso com esses dois  estragados aí, os proprietários do piso são bem simpáticos(por enqnto, e se devolverem a fianza) e é possível conhecer mais do nosso apê, acessando os 2 links abaixo! =)




Besos, e hasta luego!








                                                                                     No dia em que encontramos o piso...

5 comentários:

  1. Bela, você é demais! Eu nunca ia ter saco pra escrever num blog! QUE APARTAMENTO É ESSE?! Nossa! Você ta melhor instalada do que eu aqui em CG! hahahahaha E essa persiana... QUE TUDO! To tão feliz por você... juro! Deve estar sendo difícil as aulas e tudo... mas você tá na melhor situação do mundo! Aproveita aí! Já adicionei seu blog nos meus favoritos! Amo você. Bom... eu não sei pqq ta aparecendo TIETÊ aí em cima... mas é a Yasmine que postou esse comentário, tá? Besos

    ResponderExcluir
  2. Uhulll
    vc morando praticamente num Plaenge madrileño
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    mto fera o apê, o foda é essa ducha horrível
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Bela, valeu a espera! Quem é brasileiro não desiste nunca :o
    Com essa janela, dá para fazer aquela cena do filme "O amor não tira férias". Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Bela! Super que valeu esperar para alugar o piso! ;)
    Que gostoso!
    Traga-nos esses ares europeus!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. MAmi disse:
    Nooossa, amei este apê!!
    Ri a valer. Besos, besosss

    ResponderExcluir